sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sinopse Delírio

Aqui está minha segunda sinopse, bem parecida com a de Divergente na estrutura, embora as histórias sejam totalmente diferentes (em comum mesmo, só o fato de serem distopias). Espero que gostem e se motivem a ler. É muito bom, super-recomendo!!

Delírio

"Ouvi muitas vezes que quando eu fosse curada do amor ficaria feliz e em segurança para sempre. Eu acreditava nisso. Antes. Agora tudo mudou, e posso dizer que hoje prefiro sofrer de amor por um único milésimo de segundo a viver cem anos reprimida por uma mentira."

Delírio da trilogia Delírio
Lauren Oliver
Intrínseca
352 páginas
* * * * Estrelas

Você vive num país literalmente cercado. Todos os atos de todas as pessoas parecem ser programados e vigiados. Músicas e livros permitidos são poucos, altamente fiscalizados e limitados. Não há liberdade de expressão. Ligações telefônicas são grampeadas pelo governo, escutadas em busca de conversas "perigosas". Garotos são proibidos de entrar em contato com garotas. E um teste define com quem você passará o restante de sua vida: com quem você se casará. Quantos filhos terá, o governo deverá determinar. E isso tudo para te proteger de uma única coisa, a perigosa, devastadora e mortal doença, que já foi considerada um belo sentimento, em um passado muito distante: o Amor Deliria Nervosa, comumente chamado de Delíria.
É nesta sociedade que se passa Delírio: em um limitado lugar que as pessoas acreditam ser "todo o mundo", tudo se resume à uma existência sem sentido, onde você não tem gostos, desejos, laços afetivos, nem sonhos (literais). Todos, nesta distopia que se passa onde já foram os atuais EUA, parecem se dedicar para acabar com o Delíria.
Uma cirurgia é feita em cada cidadão após completar os 18 anos, quando cérebro já está bem formado. Eles cortam a parte do cérebro que deveria ser responsável pelo Deliria. A operação é praticamente infalível. Mas isso não é o bastante para erradicar a doença: os jovens ainda são um problema. Com cérebros ainda não prontos para serem erradicados da doença, estão propensos à contrair o Delíria.
Lena Haloway tem 17 anos. Como tantos outros jovens, ela só quer ser Curada: ficar livre para sempre da doença, ser uma pessoa normal, poder levar uma vida longa e feliz, muito estável. Conta os dias para seu teste e sua Intervenção, com uma dedicação especial, por ter tido, na família, um caso de alguém que contraiu e não se curou do Delíria: sua mãe.
Uma das únicas certezas na sua vida sempre foi a Intervenção. No entanto, cerca de três meses antes dela, tudo que Lena sabia torna-se diferente. Tudo passa a ser visto de outra forma; ela própria muda. E como se não fosse o bastante, ela começa a temer ter contraído o Delíria.
Desesperada e cada vez mais perdida, Lena vai tentando levar sua vida até a Intevenção, certa de que quando fosse curada tudo fosse passar. Mas as coisas começam a mudar a tal ponto que ela percebe que jamais poderá voltar ao que era antes. Mas como as coisas serão à partir de agora?? Descubra junto com Lena, em Delírio, primeiro livro de uma trilogia que te fará refletir muito sobre o amor (ou a doença??) e ansiar a continuação.

Delírio é uma distopia impressionante, prende muito o leitor na narrativa. Eu, pessoalmente, quase nunca fiquei tão presa assim. Com uma narrativa envolvente e uma descrição de sentimentos impressionante, Lauren Oliver consegue te atrair profundamente.
Recomendo muito o Delírio, mas não dou 5 estrelas por um único motivo: tem bastante romance, então quem não gosta não gostará tanto do livro. Meninos provavelmente não vão gostar deste aqui, mas quero deixar bem claro que NÃO É APENAS ROMANCE, se não ficaria até cansativo. Lauren consegue equilibrar bem os elementos necessários para um bom livro: provas de amizade, muito suspense e reflexões maravilhosas da protagonista fazem de DELÍRIO, uma das melhores distopias que já li.
A frase que coloquei lá no início marca todos que leem o livro, mostra bem os pensamentos da personagem. O livro é lindo, foi lançado em 2011, sua continuação já foi lançada (PANDEMÔNIO) e o terceiro livro ainda não tem data prevista para ser lançado no Brasil. Estou dizendo isso porque, quando você terminar de ler, desejará muito o próximo. Creio que o ápice dos dois livros seja o fim. Aproveitem sua leitura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro visitante!
Estou disponibilizando os comentários a todos, mas antes eles passaram por uma pequena moderação. Por favor, não escrevam nada de ofensivo, discriminatório nem obsceno.
O blog fica melhor com a sua colaboração! ;D