sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Qualidades para Acróstico

Bem pessoas, queridos leitores e Coca-colas diet azul: eu adoro acrósticos. Acho que se vocês tiverem uma fração (ainda que com um denominador muito grande) da lucidez que tenho, vocês vão perguntar: "Certo, e daí?". Daí que isso vai fazer sentido. Vai ter um "daí", esperem um pouco, vou explicar.
Para começar: talvez você saiba o que é um ACRÓSTICO, mas não saiba que tem esse nome. Acróstico é aquilo que a gente faz escrevendo um nome ou uma palavra na vertical e usa as letras como iniciais para caracteristicas positivas (NESTE CASO DE ACROSTICO Q EU TO FALANDO, ou escrevendo). Isso no geral, como algumas pessoas costumam usar (eu inclusaa!!) com nomes, para homenagear alguém. Se quiserem saber o SIGNIFICADO meeeesmo é só colocar no google, a wikipédia deve ter uma boa explicação. Ele é um tipo de poema e tals, não tem muito a ver com o que ta aqui não, mas, a questão não é o que de fato é um acróstico. Espere mais um pouco, já vai entender a questão.
Aqui um exemplo, usando o meu nome (ALICE, olha que lindo, quanta criatividade):

A miga
L inda
I nteligente
C ulta
E sperta

Eu, pessoalmente, faço isso desde que aprendi à ler e escrever. Acho que sempre é um bom presente e serve para "preencher" cartões, com nome de aniversariantes e outros que comemoram algo.
Se você não costuma nem nunca fez um desses, vale experimentar!
Se alguém tem costume de fazer isso também, já deve ter se deparado com o seguinte problema: encontrar qualidades para alguns nomes. Ás vezes uma pessoa tem várias vezes a mesma letra no nome, ou então alguma letra muito difícil. Quando eu fui procurar qualidades na internet, só achei adjetivos. É chato você ter que ficar separando os positivos dos negativos, ou ter que procurar no dicionário. Por esse motivo, vou colocar o "daí" agora, A QUESTÃO É:
Vou colocar aqui, QUALIDADES PARA ACRÓSTICOS. Eu irei complementando com o tempo, quero sempre colocar mais, mas inicialmente o que eu tenho é isso aqui.
--------------------------------------------------//------------------------------------------------------
A- Amigo, altruísta, alegre, amigável, aventureiro, amoroso, atento, atencioso, atento, animado, aplicado, angelical...
B- Brincalhão, bonito, bondoso...
C- Curioso, carinhoso, caridoso, cavalheiro, compreensivo, comunicativo e criativo, corajoso, calmo, culto...
D- Divertido, dorminhoco e distraído (nem sempre são bons, mas vai de pessoa para pessoa), dócil, delicado e dedicado, doce, demais, doido...
E- Educado, extraordinário, especial, essencial, entusiasmado, elegante, esforçado, enigmático, empenhado, extrovertido, excêntrico estudioso, esperto ...
F- Feliz, franco, fiel, fofo, forte, fashion...
G- Gentil, guerreiro, gato (olhem bem antes de usar este, einh?), generoso, gracioso e grandioso, glamoroso (mais para meninas ne?) ...
H- Humilde, honesto, honrado
I- Inteligente, importante, impressionante, incrível, implacável, insubstituível, incomum (pode ser interpretado como algo bom ou ruim...) indispensável, insubstituível ...
J- jeitoso, justo
L- Leal, líder, legal, lindo, louco (para algumas pessoas pode ser) ...
M- Memorável, maluco (para alguns) ... Você pode falar "meu" e completar com o adjetivo da letra seguinte também!
N- Nobre, namoradeiro (depende muito) ...
O- Ótimo, otimista ...
P- Paciente, primordial, principal, perfeito (embora seja meio vago demais), palhaço (para alguns pode ser bom, para outros não), potente (sem idéias?? Imagina!!)...
Q- Querido (não é muito legal, mas p uma letra tao incomum em nomes serve, né?)
R- Romântico, real (tipo da realeza, sei la, fata de criatividade!! kkkk)
S- Sincero, simpático, sonhador ...
T- Transparente (não sei se isso pode ser bom, mas neh?), tímido, tranquilo, tagarela (sei la!) e posso dizer que uma pessoa é TERNA também não posso?
U- Único, unido ...
V- Verdadeiro, veloz, vaidoso, voluntário, valente, vitorioso ...
X- Acho que nem existe...
Z- Zeloso (a única que eu consegui pensar!!)
--------------------------------------------------//------------------------------------------------------
Para terminar, só gostaria de afirmar que está é uma forma de expressão muito divertida e, embora eu dê essas sugestões, deve-se sempre considerar que algumas características nem sempre são positivas para todos. Além disso, é preciso encontrar qualidades que a pessoa de fato tenha. Aconselho não colocarem aleatoriamente, os resultados podem não ser bons e a coisa toda aparentará ser forçada e, portanto, falsa.
Considerem também que o verdadeiro acróstico é uma poesia, e não um bando de características soltas como essa, isso é como uma adaptação do verdadeiro acróstico.
Espero ajudar, me digam ai as qualidade que tiverem para complementar :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro visitante!
Estou disponibilizando os comentários a todos, mas antes eles passaram por uma pequena moderação. Por favor, não escrevam nada de ofensivo, discriminatório nem obsceno.
O blog fica melhor com a sua colaboração! ;D